quarta-feira, março 08, 2006

Fadas

Alguém disse uma vez que ser mulher era extraordinário porque podíamos fazer tudo o que os homens fazem... E ainda de saltos altos. Sim, ser mulher é ter conquistado uma posição de igualdade, de complementaridade, e fazê-lo com elegância. É estar-se consciente da graciosidade de cada movimento, mas ainda assim deixá-los fluidos, como se fossem quase por descuido. Ser mulher é ser de uma beleza delicada, de uma fragilidade que instiga os instintos mais primários de protecção, e guardar nos recônditos secretos a maior força da natureza. Todos sabemos que - até biologicamente - as mulheres são mais resistentes que os homens, mas nós gostamos de vos deixar acreditar que nos podem defender e por isso deixarmos que nos abracem e nos resguardem dos nossos próprios medos. Que a maior debilidade da mulher é o medo da solidão, quando se tem o peito a transbordar de ousadia e de sonhos românticos. Ser mulher é ser-se assim, paradoxal, é ter-se mãos que arrancam raízes à dor e que acariciam, ter corações que se partem e que se reconstruem, asas que se quebram e se voltam a colar... E, mesmo aos pedaços, a mulher continua inteira, ingénua o suficiente para acreditar, doce demais para perder a capacidade de amar... A mulher permanece sempre igual a si mesma, indiferente às estaladas da vida, que são sal e não pedra, que lhe dão experiência mas não lhe retiram o brilho.
Confesso sinceramente que admiro as mulheres, desde o início, desde quando sustentavam a sociedade sem que o mérito lhes fosse reconhecido, por todos os séculos que foram pisadas, humilhadas, subestimadas e lutaram e choraram e aguentaram caladas, até ao dia em que alguém ousou voar mais alto. Esses seres trazem em si a semente do universo, são capazes de dar vida... E não será esse o maior milagre da humanidade?
Eu tenho orgulho em ser mulher. Tenho orgulho nas conquistas de cada dia, sempre que ganho mais um pouco de terreno à ignominia e ao preconceito, sempre que me afirmo como sou e me faço aceitar assim. E orgulho-me, da mesma forma, dos rios de mel que me correm nas veias, da capacidade de me deslumbrar, de me entregar, de acreditar... Mesmo depois de tudo.
Todos nós, homens ou mulheres, sabemos que há um elo, aquele elo, que nos une a um ser especial em todo o universo. E éramos capazes de reconhecê-lo pelo cheiro, pela voz, pelo carinho que transborda em cada um dos seus gestos, que nos embalam, que nos confortam, que nos acalmam como nenhum outro. As mulheres que nos receberam, que nos amaram, que nos ensinaram os primeiros passos num mundo incerto. Para mim, será esse o rosto que eu verei sempre que abrir os olhos, como na primeira vez, porque nele habita a luz do mundo. Não há abrigo que me possa proteger melhor, não há sentimento que possa ser mais forte, não há nada que eu deseje mais do que a presença dela.

Porque ela é uma Mulher, porque me ensinou a ser a mulher, porque o mundo é mais bonito sempre que há mulheres a deambularem por aí, como pequenas fadas...

Não deixem passar em branco este Dia da Mulher!

1 comentário:

Sandra disse...

K texto tão lindo Sammy=)!
Realmente as mulheres têm ñ sei o quê k as torna diferentes, especiais!Todas elas de uma certa forma!Seja pela força k demonstram knd axavam k já ñ era possível, seja por ainda acreditarem apesar de tdas as desilusões ou enganos, seja pela vontade de se entregar, seja pela vontade de lutar ou por klker outro motivo!
Como tu dizes tdas nós temos k ter mt orgulho em ser mulheres e eu tenho e mto=)!
E como ñ poderia deixar de ser admirar e ter mt orgulho nakela pessoa especial, única na nossa vida, smpre presente k nos deu à luz!
Feliz dia linda >",<
Bjinho grande*************